sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Análise do "Sermão do bom ladrão" escrito pelo Padre Antônio Vieira


                                                 "Sermão do bom ladrão"

O barroco foi um período do século XVI que gerou uma nova visão de mundo através de lutas religiosas dentre outras características. Um dos artistas mais conhecidos da literatura barroca é o padre Antônio Vieira, que escreveu vários sermões em estilo conceptista (jogo de ideias, de conceitos, seguindo um raciocínio lógico, racionalista, que utiliza uma retórica aprimorada).
Sua obra "sermão do bom ladrão" foi escrito em 1644, mas seu contexto pode ser interpretado nas atuais questões políticas do Brasil, em uma perspectiva religiosa.

Vieira assentou:

"E aqui se deve advertir uma notável diferença (em que se não repara) entre a fazenda dos reis a e dos particulares. Os particulares, se lhes roubam a sua fazenda, não só não são obrigados a restituição, antes terão nisso grande merecimento se o levarem com paciência; e podem perdoar o furto a quem os roubou. Os reis são de muito pior condição nesta parte: porque, depois de roubados têm eles obrigação de restituir a própria fazenda roubada, nem a podem demitir, ou perdoar aos que roubaram. A razão da diferença é, porque a fazenda do particular é sua; a do rei não é sua, senão da república."

Em nossa sociedade atual, a cultura da corrupção está entre nós e os prejuízos são evidentes, acima de tudo em termos de cultura política, dominando a tese de que o mundo é dos espertos e de que a lei não alcança a todos de forma igual. O prejuízo da corrupção acada sendo do povo brasileiro, como dito em um trecho do padre:

"A razão da diferença é, porque a fazenda do particular é sua; a do rei não é sua, senão da república"

O escritor atrelou essa ideia de roubo à salvação, como na passagem:

"Levarem os reis consigo ao paraíso os ladrões, não só não é companhia indecente, mas ação tão gloriosa e verdadeiramente real, que com ela coroou e provou o mesmo Cristo a verdade do seu reinado, tanto que admitiu na cruz o título de rei.

Mas o que vemos praticar em todos os reinos do mundo é, em vez de os reis levaram consigo os ladrões ao paraíso, os ladrões são os que levam consigo os reis ao inferno. "

O barroco possui um dualismo entre espírito e razão, como pode se ver no sermão de Antônio e possui uma postura bem independente.

Link para baixar o sermão:
-http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action&co_obra=16404

REFERÊNCIAS:
- http://www.lendo.org/sermoes-padre-antonio-vieira/- https://flitparalisante.wordpress.com/2013/11/24/sermao-do-bom-ladrao-basta-senhor-que-eu-porque-roubo-em-uma-viatura-sou-ladrao-e-vos-porque-roubais-em-uma-forca-publica-sois-governador/- https://oceanoazulresearch.wordpress.com/2010/06/07/corrupcao-no-brasil-uma-analise-sociologica/- http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/literatura/barroco-no-brasil.htm- http://conceptismo.blogspot.com.br/2008/10/caractersticas-do-barroco-conceptista.htmll
       
                                                                                                      -Isabel Mariano

7 comentários:

  1. Achei bastante interessante a forma com que Isabel montou sua análise. Fez uma analogia muito interessante, sociológica e literária. Mostrou sua opinião sobre o sermão do Padre, e explicou de forma rápida e clara o barroco, nos fazendo ter mais facilidade de entendimento. Sua ortografia está impecável, o que é bastante importante. Não criticou ninguém ao mostrar sua opinião e foi muito clara em questão a isso. Com este critério que utilizou para sua análise, me fez entender melhor o sermão. Mesmo que seja apenas alguns trechos, conseguiu explicar plenamente todo o sermão. Percebe-se que foi cuidadosa e dedicada ao fazer sua análise, buscou várias informações para incrementar sua postagem.

    ResponderExcluir
  2. A análise foi bem clara e explicativa, os pontos bem esclarecidos e de fácil entendimento, nos mostrando um pouco do estilo barroco. Gostei dos exemplos e de como ela os utilizou em sua tese.

    ResponderExcluir
  3. A aluna Isabel conseguiu explicar claramente, rapidamente e resumidamente sobre o que é o movimento Barroco e também sobre quem é o Padre Antônio Vieira, gostei bastante dos recursos que foram ulitizados nessa parte. Sua analogia foi em relação à cultura da corrupção e assuntos ligados a esses que estão presentes nos dias atuais. Vale destacar que sua explicação sobre o sermão foi magnífica e que sua escrita está excelente, sem erros ortográficos aparentes. Apesar de serem poucos trechos do famoso sermão,compreendemos satisfatoriamente sobre o tema proposto pelo autor graças a ótima analogia que Isabel escreveu.

    ResponderExcluir
  4. Queria parabenizar a Isabel pela análise!
    A aluna foi extremamente clara em sua opinião e passou uma certa segurança no que estava falando, e isso me chamou a atenção.
    Está de parabéns também pela escolha do sermão que, particularmente, achei lindo! Não tive a oportunidade de ler o sermão por completo mas como a aluna facilitou para os leitores colocando o link para baixar, estarei fazendo a leitura em breve. Parabéns pela criatividade de colocar o link para baixar o sermão, agradeço em nome de todos os leitores que terão a oportunidade der ler essa análise.
    Parabéns pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Isabel atingiu amplamente seus objetivos quando fez sua análise sobre o sermão, explicou de forma clara e bem direta o movimento Barroco e ainda falou um pouco sobre o Padre Antônio Vieira. É interessante destacar que a ortografia estava excelente fazendo com que nós, leitores, pudéssemos ter maior absorção e facilidade de entendimento graças a sua fascinante análise. Gostaria de acrescentar que foi uma ótima ideia colocar o link do sermão, assim os leitores que quiserem ler o sermão por completo, já teriam ele praticamente em mãos para assim fazerem a sua leitura.

    ResponderExcluir
  6. A análise feita foi muito boa e esclarecedora, Isabel usou muito bem pontos e vírgulas facilitando muito nossa leitura e entendimento de sua análise, gostei muito do texto, e da linguagem usada pela analista Isabel, o que facilitou muito rendimento do texto. Isabel se mostrou uma ótima escritora com essa analogia!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal, o blog de vocês está muito legal. Isabel foi muito feliz na escolha do texto. Porém, vocês não entenderam bem o que era para fazer nos comentários. Vocês devem ajudar o aluno que postou o texto a fazer a análise. Ou seja, devem falar sobre o texto, ampliar a análise feita. Como é o início do blog, vou considerar que vocês estão aprendendo e que irão melhorar os comentários nos próximos textos.

    ResponderExcluir