segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Questões sobre o Barroco encontradas no ENEM

(ENEM 2012)
Questão 131:

(BARDI, P. M. Em torno da escultura no Brasil. São Paulo: Banco Sudameris Brasil, 1989.)
Com contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG), esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa, sua obra revela:
a) liberdade, representando a vida de mineiros à procura da salvação.
b) credibilidade, atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
c) simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do divino.
d) personalidade, modelando uma imagem sacra com feições populares.
e) singularidade, esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.

gabarito oficial: 1. B
Resolvendo passo-a-passo:
As artes plásticas do barroco, no Brasil, só desenvolveram grande impulso, no século XVIII, também conhecido como “século do ouro”. Nesse período, as igrejas seguiam as influências barrocas em sua construção, junto aos preceitos da Contrarreforma, com o intuito de reforçar o sentimento religioso, o que confirma a letra B. As letras A, C e E estão erradas porque, nas artes plásticas, as obras seguiam as demandas de corporações eclesiásticas e voltava-se também à exigência de um público aristocrático.



(ENEM 2014)

Questão  111
Quando Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa de flores, dia de alegria
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois mandado pela Alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro.

(DAMASCENO,  D. Melhores  poemas: Gregório de  Matos. São Paulo: 2006)
Com uma  elaboração de   linguagem e uma visão  de  mundo  que  apresentam  princípios barrocos, o   soneto de  Gregório de  Matos apresenta  temática expressa  por
(A) visão cética  sobre as relações  sociais.
(B) preocupação com  a identidade  brasileira.
(C) crítica  velada à forma de governo  vigente.
(D) reflexão sobre dogmas do  Cristianismo.
(E) questionamento das  práticas  pagãs  na Bahia.

Gabarito oficial: C
Comentário:
O  texto de  Gregório de  Matos  apresenta uma intertextualidade clara com  as  Sagradas Escrituras. Para  resolver  a  questão, o  candidato  deve recordar as  características  da poética  daquele escritor. O  poeta  barroco  utilizava  sua   literatura como meio de criticar a  sociedade de sua  época, ainda que o   fizesse  por  meio de  metáforas, como  ocorre no texto acima.



(ENEM 2013)
Questão 107

O trecho faz parte do romance A moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Nessa parte do romance, há um diálogo entre dois personagens. A fala transcrita revela um falante que utiliza uma linguagem

 a) informal, com estruturas e léxico coloquiais.
 b) regional, com termos característicos de uma região.
 c) técnica, com termos de áreas específicas.
 d) culta, com domínio da norma padrão.
 e) lírica, com expressões e termos empregados em sentido figurado.

Gabarito oficial: E

Comentário:
Temos como exemplo de forma lírica o trecho: "mas vós lho não podíeis dar" [...], a linguagem lírica predomina-se nas cantigas Barrocas, marcadas pela sua forma de escrita e seu sentido figurado, que nos faz pensar mais ao assunto do texto.
(Esta questão que achamos, não tinha gabarito, por isso eu e a aluna "Maria Fernanda Muniz" fizemos nosso próprio gabarito e comentário, pedimos à vocês do grupo que nos ajude e nos corrija se estiver algo errado em nossas conclusões, favor colocar isso nos comentários por favor) Ass: Aleksandher e Maria.


QUESTÃO 110

Casa dos Contos

& em cada conto te cont
o & em cada enquanto me enca
nto & em cada arco te a
barco & em cada porta m
e perco & em cada lanço t
e alcanço & em cada escad
a me escapo & em cada pe
dra te prendo & em cada g
rade me escravo & em ca
da sótão te sonho & em cada
esconso me affonso & em
cada claúdio te canto & e
m cada fosso me enforco &
(ÁVILA, A. Discurso da difamação do poeta. São Paulo: Summus, 1978.)

O contexto histórico e literário do período barroco- árcade fundamenta o poema Casa dos Contos, de 1975. A restauração de elementos daquele contexto por uma poética contemporânea revela que

(A) a disposição visual do poema reflete sua dimensão plástica, que prevalece sobre a observação da realidade social.
(B) a reflexão do eu lírico privilegia a memória e resgata, em fragmentos, fatos e personalidades da Inconfidência Mineira.
(C) a palavra “esconso” (escondido) demonstra o desencanto do poeta com a utopia e sua opção por uma linguagem erudita.
(D) o eu lírico pretende revitalizar os contrastes barrocos, gerando uma continuidade de procedimentos estéticos e literários.
(E) o eu lírico recria, em seu momento histórico, numa linguagem de ruptura, o ambiente de opressão vivido pelos inconfidentes.

Gabarito oficial : E

Comentário

Esta  é uma questão de nível difícil,  pois – em   uma  leitura desatenta –  o  estudante pode  não perceber  a  relação entre o texto de  1975 e a produção  literária do século   XVIII.  O  aluno deve  observar que  o poema usado no  Exame tem   características estéticas do  Concretismo, mas  sua  referência  são  os poetas árcades, envolvidos com a Inconfidência  Mineira.

A  primeira  referência  ao movimento  literário do   século XVIII é  o   título:  “Casa dos  Contos” é um dos  prédios  do  sistema de  museus de  Ouro Preto  (antiga  Vila  Rica). A  construção  foi, originalmente, a  “Casa de  Contratos”, destinada ao  recolhimento de  impostos;  no  entanto,  em  1789, passou a ser a Sede da Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais (daí ser  chamada Casa dos Contos) e serviu de prisão aos  Inconfidentes (entre eles, os Tomás Antônio Gonzaga e  Claudio Manoel da  Costa).

O estudante deve   perceber  que  o   poema  é  uma descrição do prédio  onde  os  inconfidentes foram  presos: “… em cada  porta…”, “… em  cada arco…”, “… em cada  porta”…, “… em cada fosso…”, “… em cada Claudio…”.

                                         - Aleksandher e Maria Fernanda

5 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Na primeira questão está faltando a imagem e a resposta correta é letra D.

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  3. A questão 3 está incompleta. Não é possível entendê-la.

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  4. A quarta questão não tem o nome da Instituição que elaborou.

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    1. pois é... na hora de copiar saiu a instituição, e do ENEM mesmo só achamos essas do jeito que está aí, as outras era da FUVESP, UFJF, e etc... se quiser que postemos essas outras questões que não são do ENEM podemos fazer outra postagem!!!

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